Cerimônia contou com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão
Repórter: Israel Medeiros – Agência do Rádio
Após oito anos do incêndio que destruiu a estação brasileira Comandante Ferraz, na Antártica, a base foi reinaugurada. A cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira (15) e contou com a presença de autoridades, entre elas o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Inicialmente, a reabertura havia sido programada para a última terça-feira (14), mas foi adiada por conta de más condições climáticas.
Com um investimento de US$ 100 milhões, a nova estação conta agora com 4,5 mil metros quadrados e estrutura de ponta. No local, serão feitos estudos nas áreas de biologia, oceanografia, glaciologia, meteorologia e antropologia. O local tem 17 laboratórios e pode hospedar até 64 pessoas.
Pesquisadores brasileiros estão há mais de três décadas no continente. A primeira base abrigou pesquisadores até fevereiro 2012. Um incêndio onde ficavam os geradores de energia do complexo destruiu quase toda a estrutura e provocou a morte de dois militares.
Logo em seguida foi lançado um concurso para escolha do novo projeto. O Projeto vencedor do concurso internacional para a reconstrução da estação brasileira na antártica foi do Estúdio 41 de Curitiba.
Os autores do projeto foram: Emerson Vidigal , Eron Costin, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa, Dario Corrêa Durce, Moacir Zancopé Jr. A Equipe: Martin Goic, Fernando Moleta, Felipe Santos, Alexandre Kenji, Rafael Fischer.
O prédio principal da nova estação brasileira é dividido em três grandes blocos, o Leste, Oeste e Técnico. Neles, se encontram a maior parte dos laboratórios, os dormitórios e os serviços básicos da estação.