De 02 a 11 de maio, nas rodovias federais que cortam a região de Mafra no planalto norte catarinense (BRs 280 e 116), não foi registrado nenhum acidente com morte ou vítima grave causado por excesso de velocidade ou por colisão frontal. Parte disso se deve à Operação Onda de Velocidade, que teve por objetivo reduzir o índice de acidentes causados pela pressa de alguns condutores e, ao mesmo tempo, coibir ultrapassagens em locais proibidos que também podem levar a graves colisões.
Durante os 10 dias de operação, policiais se posicionaram em locais com maior probabilidade de acidentes causados por velocidade excessiva combinada com ultrapassagens em locais proibidos.
Neste período e nestes locais, foram flagrados 2.083 motoristas acima da velocidade máxima para as rodovias da região, que é de 80km/h. O destaque negativo foi para o motorista de um VW/Tiguan que passou a 188km/h, mais que o dobro do permitido.
Simultaneamente, os agentes também fiscalizaram as ultrapassagens irregulares, que somaram 30 flagrantes. Outras 39 infrações previstas no CTB foram verificadas.
A Operação Onda de Velocidade também acontecerá em outras regiões de Santa catarina nos meses de maio e junho.