Imprensa estatal diz que país está preparado para responder a qualquer agressão de Washington
A mídia estatal da Coreia do Norte alertou nesta terça-feira para um ataque nuclear contra os Estados Unidos a qualquer sinal de uma ação militar preventiva de Washington. O alerta foi feito enquanto um grupo de ataque da Marinha americana liderado por uma aeronave de propulsão nuclear avançava em direção ao oeste do Pacífico.
“Nós manteremos os Estados Unidos totalmente responsáveis pelas consequências catastróficas ocasionadas por essas ações ultrajantes”, ameaçou o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal KCNA. “A Coreia do Norte está pronta para reagir a qualquer modo de guerra desejado pelos Estados Unidos”, aponta a nota.
As tensões se acirraram acentuadamente na península coreana, com especulações sobre uma possível ação militar dos Estados Unidos, após o ataque dos Estados Unidos na semana passada contra a Síria. Outro fator que pesa nas relações entre os dois países é a possibilidade de o reclusivo regime norte-coreano realizar seu sexto teste de lançamento nuclear. “Nós vamos tomar a mais dura contra-ação frente aos provocadores para defender a nós mesmos através da força do nosso exército”, escreveu o Ministério do Exterior.