Rio Negro – A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro, divulgou nesta quarta-feira (23), um boletim da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e da Coordenação de Combate à Endemias, confirmando a morte de um macaco por Febre Amarela próximo a rodovia BR-116.
A Secretaria alerta para importância da imunização de todas as pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade e que esta e a única forma de prevenção. Todas as Unidades de Saúde do Município estão abastecidas com a vacina e são aplicadas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
No Estado
Quarenta macacos morreram por febre amarela no Paraná entre julho do ano passado e esta quarta-feira (22), segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Somente na última semana, conforme o boletim, foram sete mortes registradas. Outros 104 casos da doença em macacos estão sendo investigados. Veja a lista dos municípios onde ocorreram as mortes no fim da reportagem.
Os macacos não transmitem a febre amarela para humanos, segundo a secretaria. A doença é transmitida pelo mosquito contaminado com vírus.
No entanto, segundo a Sesa, 15 casos suspeitos da doença em humanos no Paraná estão sendo investigados.
Os últimos casos de febre amarela em área urbana foram registrados em 1942, de acordo com o Ministério da Saúde. Isso significa que os casos mais recentes foram transmitidos por mosquitos que vivem em campos ou florestas.
Veja as cidades onde ocorreram as mortes dos macacos
- Quatro Barras
- Rio Negro
- Mallet
- Antônio Olinto
- São Mateus do Sul
- Cândido de Abreu
- Balsa Nova
- Mandirituba
- Castro
- Ipiranga
- Palmeira
- Piraí do Sul
- Ponta Grossa
- São João do Triunfo
- Imbituva
- Teixeira Soares
- Prudentópolis
- Sapopema