A CASAN está intensificando suas ações de conscientização junto à população de Mafra sobre a importância do tratamento de esgoto, pois em breve será colocado em operação o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da cidade. Nessa primeira etapa serão atendidos o Centro e os bairros Vila Argentina, Buenos Aires, Vila Ferroviária e arredores. Ao todo cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas.
Desde julho, a equipe do Projeto Socioambiental tem visitado os imóveis para orientar os proprietários sobre como realizar a conexão à rede coletora de esgoto da Companhia. A equipe destaca, também, que a implementação do sistema de esgotamento sanitário trará benefícios para todos, pois está diretamente associado à melhoria da qualidade de vida na comunidade.
É fundamental, também, lembrar que o esgoto, quando não tratado corretamente, pode contaminar o meio ambiente e representar um risco à saúde das pessoas. De acordo com a 15ª edição do Ranking do Saneamento, elaborada pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associado, quase 100 milhões de pessoas ainda não têm acesso à coleta de esgoto. Dessa forma, os investimentos em saneamento são essenciais para promover a saúde da população e o desenvolvimento urbano sustentável. Com metas definidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento o país tem como propósito fornecer coleta e tratamento de esgoto para 90%, até 2033.
Por meio de ações em andamento, a CASAN está comprometida em atender o Marco do Saneamento e para isso tem investido recursos na implantação ou ampliação de Sistemas de Esgotamento Sanitário.
Saiba Mais
É chamado de esgoto a água que resulta do banho, da descarga do vaso sanitário, da lavação de louças e de roupas, entre outras atividades. Os resíduos líquidos das residências formam os esgotos domésticos e os de fábricas recebem o nome de
esgotos industriais.
Por que o esgoto precisa ser tratado?
O sistema de coleta e tratamento evita a contaminação das pessoas e a transmissão de doenças. Problemas de saúde como a disenteria e doença de Chagas, entre outras, poderiam ser evitadas com o aumento da cobertura e com a qualidade dos serviços de saneamento segundo dados do Atlas de Saneamento: Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. O documento divulgado em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ressalta que a falta de saneamento mata cerca de 11,2
mil pessoas por ano no Brasil.
Além disso, é fundamental tratar o esgoto para conservar os ambientes naturais. A destinação inadequada de esgotos sanitários é uma das principais causadoras da poluição do solo, de águas subterrâneas, de mananciais de superfície e de cursos d’água. O sistema de esgotamento sanitário é uma garantia de que o esgoto será coletado e tratado conforme padrões da legislação. Saneamento correto é garantia de qualidade de vida para todos.
Aguarde autorização
Há um conjunto de orientações a serem seguidas conforme descrito no folder que está sendo entregue aos mafrenses das regiões atendidas. No site da CASAN, no link ligação de esgoto , há, também, informações e um passo a passo de como realizar a conexão. A CASAN reforça que, ainda, não estão autorizadas as ligações ao Sistema de Esgoto do município. Quando a infraestrutura estiver operando serão enviados comunicados nas faturas da CASAN. A taxa de esgoto será cobrada 90 dias a partir desse aviso.
Atenção! Conexões sem autorização podem gerar retorno do esgoto no imóvel ou extravasamentos nas ruas da cidade. Dúvidas técnicas sobre a instalação podem ser esclarecidas na Agência da CASAN, localizada na Rua Tenente Ary Rauen, 631.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada
Comercial da Rede Nova de Comunicação (47) 3642-7495