Pais, alunos, professores, funcionários e comunidade da EMEF São Lourenço participaram no dia 21 de maio, do Sábado Letivo, que teve como foco principal a família, a qual se envolveu no programa de coleta de materiais recicláveis, do projeto PACA, desenvolvido em parceria com a WestRock e ainda do lançamento do Projeto Mais Educação.
O ponto alto do dia foi o lançamento oficial do “Mais Educação”, que prevê uma jornada escolar para no mínimo 7 horas diárias, através de atividades optativas nas áreas de Agroecologia (Hortas e Jardins), Xadrez, Futsal, Voleibol e Dança, além das oficinas pedagógicas de Língua Portuguesa, Matemática e Literatura. Atenderá cerca de 140 crianças, do 1º ao 9º ano, divididos em 8 grupos, os quais recebem o café da manhã, almoço e lanche.
A importância do Programa foi destacada pela professora de Ciências, Coordenadora do Mais Educação, Josane Taborda Ribas, ao falar da interação entre os professores e dos resultados já observados nesse primeiro mês de trabalho. “É um programa muito importante. Verificamos que já existe um maior entrosamento entre as crianças e um diferencial na convivência social”, declarou salientando o apoio e engajamento dos professores envolvidos.
Superação da escola
Dia da Família na Escola
A diretora falou da participação dos pais no sábado de valorização da família. “Nesse dia os pais trouxeram os materiais recicláveis e o óleo saturado, com o desenvolvimento do projeto. E também participaram incentivando os filhos. Foi um dia agradável e produtivo”.
Mais Educação
Em 2015 o CEM Beija Flor desenvolveu o Programa com cerca de 200 alunos. Neste ano é a vez da EMEF São Lourenço na versão escola do campo, envolvendo as comunidades de Imbuial, Novo Horizonte, Jardim Cristal e São Lourenço.
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.