O Cine Móvel apresenta Cinema na Praça, na Escola e Oficina de Cinema
O Festival de Cinema da Bienal de Curitiba chega à cidade para realizar sessões de cinema para a comunidade, no dia 7 de maio, às 19 horas, na Praça João Pessoa. Na exibição ao ar livre com classificação 10 anos será apresentado o filme “Pela janela”, uma coprodução brasileira e argentina, dirigida por Caroline Leone. Estrelado por Magali Biff e Cacá Amaral, o longa conta a história de uma operária de 65 anos que dedicou sua vida ao trabalho e foi demitida. Deprimida, seu irmão decide levá-la até Buenos Aires, uma viagem que lhe mostrará um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, proporcionando-lhe mudança interior.
As exibições de filmes ao ar livre fazem parte do Cine Móvel, projeto cultural do Festival de Cinema da Bienal de Curitiba, que atua em três frentes: Cinema na Escola, Cinema na Praça e Oficina de Cinema no Celular. Cada uma dessas ações trabalha o cinema de uma forma diferente: nas escolas, os jovens irão produzir, da ideia à edição, curtas de até um minuto. Além disso, num segundo momento, irão acompanhar a exibição de filmes nacionais seguidos de reflexões e debates com o direcionamento pedagógico. Já no Cinema na Praça a comunidade poderá assistir aos filmes produzidos pelos alunos durante as oficinas antes da apresentação do longa-metragem.
O projeto Cine Móvel, do Festival de Cinema da Bienal de Curitiba, acontece em 39 municípios paranaenses. Em Rio Negro conta com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Negro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, incentivo do Governo do Estado do Paraná por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná) e apoio da Copel e lojas Havan.