SF90 Stradale acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, e pode chegar aos 340 km/h.
A Ferrari lançou nesta quarta-feira (29) seu primeiro esportivo híbrido plug-in, que pode ser carregado na tomada. A SF90 Stradale tem 1.000 cavalos, 91,8 kgfm de torque, e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. A velocidade máxima é de 340 km/h.
Esses números são extraídos de um motor V8 4.0 a gasolina, que entrega 780 cv. Ele é o V8 mais potente já produzido pela empresa.
O nome SF90 Stradale presta homenagem aos 90 anos da fundação da marca italiana, enquanto a palavra Stradale significa estrada, em italiano. As letras SF são referência ao nome Scuderia Ferrari.
Os 220 cv restantes da potência vêm de 3 motores elétricos. Um deles, inclusive, é posicionado entre o motor e o câmbio de dupla embreagem de 8 marchas. Sua aplicação é semelhante à da unidade usada nos carros de Fórmula 1 da equipe.
A Ferrari também afirma que este é o primeiro esportivo da empresa dotado de tração integral. Mesmo a LaFerrari, que também tem motores elétricos, possui tração traseira.
A distribuição fica assim: dois motores elétricos fornecem potência apenas para o eixo dianteiro, enquanto o motor a combustão é responsável pelas rodas de trás.
Segundo a fabricante, é possível rodar até 25 km no modo totalmente elétrico. Também é possível manobrar o esportivo sem usar o motor V8, o que deve reduzir bastante os níveis de ruídos em garagens mundo afora.
Há quatro modos de gerenciamento dos motores:
- eDrive: só os motores elétricos atuam
- Hybrid: motores são combinados, mas o V8 pode ser desligado
- Performance: todos os motores ficam sempre ligados
- Qualify: todos os motores ficam ligados com máximo desempenho.
A SF90 representa uma ruptura no design dos carros da Ferrari. De acordo com a empresa, desde o lançamento da 360 Modena, 20 anos atrás, todos os esportivos de motor traseiro eram baseados nas versões anteriores.
Com a SF90, isso muda. O modelo foi criado do zero. É possível notar a diferença nas proporções da carroceria, e nos faróis e lanternas.
Na cabine, a mesma filosofia foi adotada. O interior traz volante com comandos táteis, quadro de instrumentos totalmente digital e uma tela de 16 polegadas. Não há nenhuma alavanca. O câmbio é comandado por botões.
A Ferrari ainda vai disponibilizar uma versão “esportiva” da SF90. Na configuração Assetto Fiorano, a marca vai reduzir o peso em 30 kg, além de instalar amortecedores de corrida, spoiler traseiro de fibra de carbono e pneus Michelin Pilot Sport Cup2, projetados especialmente para o veículo.