Uma nova tecnologia que garante carregar 80% da bateria de um smartphone em apenas um minuto foi apresentada durante um evento acadêmico em Pequim, no começo do mês. A demonstração do carregamento ultrarrápido foi realizada em um Huawei P30, juntamente com outros smartphones da Oppo e TCL. A promessa é de que a tecnologia apareça nos futuros smartphones com internet 5G.
O responsável pela nova tecnologia foi o professor Huang Yunhui, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China. Segundo os rumores, ela é baseada no “Mecanismo de Construção e Sinergia de Materiais de Eletrodo Composto de Alto Desempenho para Armazenamento de Energia”, que ganhou o segundo prêmio de Ciência Natural Nacional, em 2016.
Ele é produzido por um material de ânodo de carbono duro dopado com nitrogênio, o que contém mais alta capacidade conhecida até agora para carregar a bateria.
O Huawei P30 usado para demonstrar o carregamento da nova tecnologia suporta carga super-rápida de 22,5W, enquanto o P30 Pro suporta carga rápida de 40W e o Oppo alcança uma carga rápida de 65W. Entretanto, nenhuma empresa implementou oficialmente o recurso.
Até hoje, o carregador mais rápido do mundo pertence à gigante chinesa Xiaomi. O dispositivo de 100W foi lançado pela empresa em novembro e consegue carregar 100% de uma bateria de 4.000mAh em 17 minutos.