A sobrevivência do Rádio – 50 motivos para anunciar no Rádio

Stuani lista 50 motivos para anunciar no rádio. São 50 vantagens que o meio rádio apresenta perante os outros formatos de mídia e publicitários

A saturação da frase “será que o rádio vai morrer?” nos faz apontar por várias e várias vezes que isso não vai acontecer. Se alguma emissora fecha, além de algum outro motivo que realmente possa ser diferente de nosso conhecimento, é simplesmente por falta de uma gestão qualificada. Mas nessa coluna, não vou tratar sobre gestão, quero apenas cooperar para que o departamento comercial das rádios no Brasil, justifique para seus clientes, 50 motivos importantíssimos para anunciar no rádio.

Vou ser objetivo, pois vai passar de 50 linhas:

1 – O rádio está em todo lugar: dentro de casa, no celular, em alguns aparelhos de TV, no carro, no notebook, no desktop.

2 – Em menos 2 horas o seu comercial está no AR. Você tem urgência em vender algo ou apenas substituir? É rápido e simples. O Rádio consegue produzir pra você e programar em poucas horas.

3 – O custo de produção de um comercial para o rádio é baixíssimo ou até gratuita. A grande maioria das emissoras já inclue em seus valores a produção própria do seu spot. Desta forma fica a escolha, produzir rapidamente e localmente ou elaborar uma campanha com mais tempo, externamente.

4 – O Investimento para anunciar no rádio é baixo, o qual pode chegar até 14 vezes mais barato que uma inserção na TV ou publicação impressa.

5 – O retorno de um comercial feito no rádio é rápido. A sua campanha, seja ela bem elaborada, pode oferecer retorno imediato. O seu cliente final ouve, se interessa e já consome.

6 – Mesmo sendo um meio ágil, o rádio transmite qualidade. Quando uma emissora propaga uma notícia, toca uma música ou fala de sua empresa, é por que houve um critério e análise para essa divulgação.

7 – A soma da audiência do rádio é maior. Os ouvintes ficam pelo menos 5 horas sintonizado em emissoras de rádio, em diversos lugares e horários.

8 – O rádio se adapta rapidamente a novas necessidades. Caso o seu cliente precise de algo diferente para atingir o cliente final, o rádio se adapta de forma rápida e barata.

9 – O rádio sempre se mostra flexível a novos produtos e idéias, além de poder implantá-los e forma rápida.

10 – O comunicador, locutor exerce grande papel de influenciador na compra, pois no momento que abre o microfone, ele transmite aquela mensagem como se fosse um amigo indicando um produto.

11 – O rádio tem o conteúdo imediático, ou seja, ele consegue informar com credibilidade qualquer coisa com poucos segundos de diferença, sem mesmo ter o delay da transmissão de um sinal digital de TV. Claro que não podemos considerar neste ponto, o streaming.

12 – O rádio é o meio de comunicação que menos usa banco dados ao ser consumido pela internet. Tente comparar ao assistir um filme e ouvir uma música.

13 – A linguagem da publicidade no rádio é fácil, leve e simples.

14 – As mensagens surgem entre conteúdos sem choque da troca de linguagem. Que tal o seu anúncio fazer parte de uma notícia, transmissão de futebol ou talk show?

15 – O rádio permite parcerias promocionais. É simples. Você quer fazer um comercial e sortear prêmios dentro de um conteúdo do Rádio? É fácil e rápido.

16 – A publicidade no rádio pode motivar a compra naquele exato momento. Imagine um texto ao vivo ou até mesmo gravado às 22h30m para quem está no carro com fome. O locutor fala de um lanche delicioso do tal cliente. É mais fácil esse, direcionar o carro para o local, do que o telespectador que já está acomodado no sofá. Sim, existe o delivery, eu sei, mas será que esse anunciante tem entrega?

17 – O rádio é imbatível durante o horário comercial.

18 – O rádio é mais amigável entre os meios. Duvida? Você ouve durante a programação de rádios por todo Brasil falando de conteúdo de TV, de revistas e internet. Me responda, com qual frequência você percebe outros meios falando do rádio?

19 – O rádio é menos burocrático para área comercial. Em poucas horas tudo é acertado e programado.

20 – O rádio acompanha o ouvinte em momentos diferenciados.

21 – A população tem mais carinho pelo rádio, pois o rádio se torna um amigo a qualquer hora em qualquer lugar e, o melhor de tudo, gratuito.

22 – O rádio tem mobilidade, você não precisa ficar sentado na frente dele para entender ou se entreter com a mensagem.

23 – O rádio tem apresentando uma grande variedade na programação, proporcionando ao cliente a possibilidade de distribuir sua verba de forma mais assertiva em uma ou mais de uma emissora.

24 – O rádio tem grande influência na mídia, pois pelo menos 89% dos brasileiros de grandes regiões escutam rádio – Em torno de 52 milhões de ouvintes. É bastante gente, né?

25 – O rádio consegue oferecer variados formatos de anúncios dentro de um valor que se adéqüe ao orçamento do seu cliente.

26 – No rádio as programações mais segmentadas são gratuitas. No caso da TV, se você quiser um canal somente de filmes, tem que pagar.

27 – O rádio oferece, com uma linguagem mais simples e mais rápido, variadas opções ao público que busca informação e entretenimento.

28 – São raras as pessoas que não gostam de música e informação, ou seja, o rádio nunca vai morrer, apenas deve se adaptar a novas plataformas.

29 – O rádio serve como referência de conteúdos respeitados no mercado. Se tocou no rádio, o ouvinte respeita a sua marca, pois o meio tem credibilidade.

30 – O rádio é mais próximo do cliente final. O seu cliente ficou em dúvida do que ouviu? Ele liga na rádio e tira suas dúvidas em poucos minutos.

31 – Mesmo sendo REDE, o rádio é menos engessado, possibilitando ajustes que atendam a sua necessidade comercial local.

32 – O ouvinte consegue fazer mais de uma coisa ao ouvir o rádio. Ou seja, em qualquer atividade que ele esteja, ainda estará ouvindo a sua mensagem.

33 – O rádio pode oferecer soluções rápidas ao vivo, pois a necessidade de um anúncio promocional ou de cunho social, pode surgir a qualquer momento.

34 – O rádio comprova sua veiculação de forma mais rápida. Ficou em duvida se o seu comercial foi pro AR? Basta uma ligação e em poucos minutos a OPEC te dá a comprovação real, por e-mail.

35 – O rádio consegue ser multiplataforma de forma mais acessível, pois seu streaming é mais barato e de pouco consumo de dados.

36 – O rádio tem uma grande penetração social, pois fala com todas as comunidades a qualquer momento com uma linguagem simples e agradável.

37 – O rádio é ágil no processamento de uma informação. Caso tenha um incêndio ou informação de utilidade pública, basta abrir o microfone e falar.

38 – O rádio mexe com a imaginação os ouvintes, estimulando o desejo da compra de forma mais rápida.

39 – As pessoas estão deixando de ler jornal.

40 – As pessoas estão deixando de ver TV aberta.

41 – O rádio chega onde a TV, internet e impresso não chegam. Parece repetitivo, mas o rádio chega em campos rurais e longínquos que os outros meios ainda não alcançam.

42 – O rádio absorve rapidamente novas tecnologias, pois sempre são mais acessíveis e proporcionam bons resultados às emissoras e seus parceiros.

43 – O meio rádio sempre tende a facilitar as formas de pagamentos, pois tem uma proximidade maior com o cliente e entende suas necessidades.

44 – O executivo comercial de uma rádio consegue dar uma maior atenção e assessoria ao seu cliente, pois o mesmo tem o contato direto entre a realidade da audiência da emissora com o target que o anunciante quer buscar. Vou explicar melhor: ao visitar um cliente em uma loja de bairro, só por andar poucas quadras, o executivo consegue perceber se sua emissora é bem recebida por ali. No caso da TV ou internet, esse mesmo profissional teria que invadir a casa de algumas pessoas.

45 – O rádio facilita, mesmo não sendo o mais indicado, a entrada ou manutenção de um cliente em sua carteira. Que tal uma permuta que seja bom para ambos?

46 – O rádio consegue aproximar o cliente de um grande artista de um jeito bem mais barato. Que tal ser uma cota de patrocínio de um grande show?

47 – O rádio consegue fazer transmissões externas por custos até 20 vezes mais baixos que uma emissora de TV.

48 – O rádio permite a transmissão de qualquer lugar a qualquer momento, usando apenas um celular.

49 – O rádio permite que o seu principal artista, o locutor, esteja presente de corpo e alma, no PDV do cliente, por um custo muito baixo.

50 – E por ultimo: Sim, é possível falar com o dono, diretor ou gerente da rádio, pois o rádio é sempre muito próximo de todo mundo.

Bom, vou parar por aqui. Me coloco a disposição para discutir qualquer ponto que tenha deixado alguma dúvida ou possa ter parecido redundante ou repetitivo.
Quem em 2018, muitos ainda anunciem no Rádio.

Colunista

Cristiano StuaniConsultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como assistente de marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina) e com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM).

Fonte: TudoRádio.com