Senado anuncia instalação de CPMI das fake news

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que, entre outros assuntos, vai apurar notícias falsas durante as eleições de 2018, a CPI das Fake News, será instalada na próxima semana, anunciou, na quinta-feira, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Ele adiantou que a presidência do colegiado caberá a um senador, e relatoria será de um deputado. Os escolhidos serão anunciados já na próxima na segunda-feira (2).

Polícia prende suspeitos por queimadas no Pará

A Polícia Civil do Pará identificou três suspeitos de provocar queimadas em área de floresta nativa no sudeste do Estado. Na quinta-feira, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos. Dois são irmãos e proprietários da fazenda Ouro Verde, em São Félix do Xingu, e o terceiro é gerente da propriedade. A fazenda fica localizada dentro da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu. Segundo a polícia, foi encontrado no local um grupo de trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Bolsonaro diz que dinheiro do G7 é ‘esmola’

Em transmissão nas redes sociais na quinta-feira (29) o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender que não há anormalidade nas queimadas da Amazônia e que, se depender dele, novas demarcações de terras não serão feitas. Bolsonaro ainda disse que o presidente da França, Emmanuel Macron, fez um escarcéu e o acusou de mentiroso na reunião do G7. Bolsonaro chegou a chamar de ‘esmola’ a ajuda oferecida pelos países do G7 para combater a crise ambiental na Amazônia Legal.

Bolsonaro ironiza Doria por compra de jatinho

Em sua tradicional transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro ironizou, na quinta-feira, o governador de São Paulo João Doria e a compra, por parte do tucano, de um jato executivo financiado pelo BNDES. Para Bolsonaro, Doria tenta se distanciar de partidos de esquerda, mas quando era ‘amigão do Lula, da Dilma’, sua ‘bandeira era vermelha com a foice e o martelo sem problema nenhum’.

Eduardo vai para os EUA encontrar Trump, diz presidente

O presidente Jair Bolsonaro disse que o filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, vai viajar com o chanceler Ernesto Araújo para os Estados Unidos, onde a comitiva brasileira deve se reunir com o presidente americano Donald Trump. A viagem reascende a discussão sobre a possibilidade de Eduardo assumir o cargo de embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, por indicação do pai.

Fachin nega habeas corpus para libertar Lula

O ministro do Edson Fachin, do STF, negou nesta quinta-feira (29) mais um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reconhecer a suspeição dos procuradores da operação Lava Jato e determinar a soltura do ex-presidente. A defesa de Lula alegou que supostas mensagens divulgadas pelo site ‘The Intecept Brasil’ e por outros órgãos de imprensa confirmam que os procuradores atuaram ilegalmente para acusar Lula. Segundo Fachin, a soltura foi rejeitada pela 2ª Turma da Corte, em junho, e a questão deve ser decidida definitivamente, no mérito.

STF pode anular mais uma sentença da Lava Jato 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), irá decidir sobre um pedido para anular duas condenações impostas ao ex-executivo da Engevix Gerson Almada, condenado a 34 anos de prisão na Operação Lava Jato. A defesa de Almada, que está preso, quer que o STF derrube as sentenças com base na decisão que favoreceu o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Alberto Bendine. Por maioria, a Segunda Turma da Corte entendeu que o réu tem direito de apresentar as alegações finais após os delatores também acusados no processo se manifestarem.

Através do “Indulto de Natal” Vaccari consegue perdão de pena de 24 anos

O juiz Ronaldo Sansone Guerra, da 1ª Vara de Execuções Penais do Paraná, determinou nesta quinta-feira, 28, o indulto de uma pena de 24 anos de prisão a que o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto havia sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a segunda instância da Operação Lava Jato. O magistrado considerou o indulto de Natal editado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) em dezembro de 2017, que prevê o benefício a presos não reincidentes que tenham cumprido um quinto de suas penas. A medida foi validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2019.

Manuela D’Ávila entregou celular à PF

A ex-deputada federal Manuela D’Ávila, candidata à vice-presidente na chapa de Fernando Haddad nas eleições de 2018, afirmou em uma rede social, na quinta-feira (29), que entregou seu telefone celular para ser periciado pela Polícia Federal, após prestar depoimento sobre qual seria sua relação com um homem preso por suspeita de ter hackeado os smartphones de várias autoridades.

Ex-diretor do Metrô denuncia propinas do PSDB

Em delação premiada, o ex-diretor do Metrô de São Paulo Sérgio Corrêa Brasil revelou supostos esquemas de propinas para abastecer as campanhas do alto escalão do PSDB ao governo estadual de São Paulo e também um suposto mensalão na Assembleia Legislativa para apoiar os interesses de governadores tucanos. Em uma série de depoimentos ao Ministério Público Federal, Brasil relata que as vantagens teriam beneficiado candidaturas de José Serra e Geraldo Alckmin e que acertos e repasses chegaram a beneficiar o atual vice-governador paulista, Rodrigo Garcia (DEM). “Estimo que cerca de cinquenta por cento (50%) daquilo que recebi foi destinado a tais pessoas”, afirma, em referência a Garcia e ao deputado Arnaldo Jardim (PPS).

Bolsonaro pode manter interino na PGR

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro cogita deixar o subprocurador-geral Alcides Martins como chefe interino da Procuradoria-Geral da República (PGR), após o encerramento do mandato de Raquel Dodge no dia 17 de setembro. Disse, também, que não há um prazo para indicar um novo nome, o que faria o interino atuar mesmo sem passar pela sabatina do Senado Federal, necessária para a efetivação do mandato.

Ministra minimiza crise com couro por queimadas

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o setor brasileiro de couro é sustentável e que a suspensão da compra do produto por importadores é temporária e deve ser resolvida da melhor forma possível. Em entrevista na Expointer, feira agropecuária gaúcha que ocorrem em Esteio (RS), a ministra afirmou: “Essa suspensão não foi definitiva. Temos que ter muito cuidado. Acho que o setor de couros do Brasil é sustentável, é um setor que tem muito a informar a essas indústrias”, disse. “Neste momento, é melhor termos cautela e saber o que eles querem de informação para podermos passar para eles e resolver esse problema da melhor forma possível.” A ministra disse que a suspensão causa prejuízo à imagem do Brasil, mas que há “exagero” na forma como o País é mostrado para o exterior.

FUTEBOL

Corinthians empata com Fluminense e vai às semifinais

Mesmo com a festa da torcida do Fluminense , que compareceu em peso ao Maracanã, o Corinthians não se intimidou. O time paulista segurou os donos da casa com um empate em 1 a 1 e garantiu pela primeira vez na história da Copa Sul-Americana uma vaga nas semifinais. Os gols da partida foram marcados por Pedrinho e Pablo Dyego. Na partida de ida, o duelo ficou empatado sem gols na Arena de Itaquera.