CNU: de 2,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão fizeram as provas
A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, fez um balanço preliminar do comparecimento ao Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), neste domingo (18), afirmando que cerca de 1 milhão de pessoas fizeram o certame.O número de inscritos no CNU somou 2,14 milhões, o que significa um percentual de abstenção acima de 50%. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou a ministra.
De acordo com Esther, o Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção e o Ceará teve a maior. Os dados são preliminares e o Ministério da Gestão divulgará amanhã (19) os dados consolidados.
Segundo ela, a taxa de abstenção ficou abaixo de que outros certames recentes, como o do Banco Central. “A média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”.
Durante coletiva, a ministra disse que a taxa de abstenção foi puxada sobretudo pelos faltantes que concorriam a vagas de ensino médio, enquanto os candidatos de nível superior compareceram em maior número.
“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou a ministra.
Segundo dados do MGI, os inscritos no concurso foram oriundos de quase todos os municípios brasileiros, com a exceção de apenas dez cidades.
Questionada, a ministra considerou não ter sido grande o impacto do adiamento do concurso para a taxa de abstenção elevada. “A questão da mudança da data pode sim ter interferido na decisão das pessoas, por isso a gente permitiu que as pessoas desistissem e tivessem a taxa [de inscrição] devolvida, mas tivemos muito poucas pessoas que decidiram por isso”, destacou.
Inicialmente, as provas ocorreriam em 5 de maio. Contudo, dois dias antes da data marcada, em 3 de maio, o governo federal adiou o concurso, por causa das fortes chuvas que atingiram quase 95% (468, dos 497) dos municípios gaúchos.
Eliminados
De acordo com a ministra, o concurso foi realizado sem grandes problemas, com o registro de ocorrências em 0,2% dos locais de aplicação do CNU. “Nada que tenha afetado efetivamente a realização da prova, apenas atrasou um pouco”, disse.
Ainda segundo ela, cerca de 500 candidatos (0,05% do total) foram eliminados neste domingo por terem apresentado condutas proibidas pelo edital, entre elas sair da sala da prova levando o caderno de questões, o que era proibido.
“Isso não é um vazamento de provas, não teve nenhum problema de segurança com essa pessoas que saíram com o caderno de provas”, assegurou Esther Dweck, que destacou ainda a baixa judicialização do certame.
Presente na entrevista coletiva após o encerramento do CNU, o advogado-geral da União, Jorge Messias, também ressaltou o número baixo de processos envolvendo um concurso dessa magnitude. “Não tivemos uma única ação judicial apresentada nas últimas 48 horas. Temos muita segurança da correção na aplicação”, afirmou.
Cadernos de prova do CNU já estão disponíveis; veja como acessar
O Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI) divulgou na noite deste domingo (8) os cadernos de questões do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conforme previsto pelo cronograma oficial.
O link para baixar os cadernos está no site do CPNU. O participante também pode encontrar as provas na página da Cesgranrio dedicada ao CNU, por meio de login no Gov.br. Estão disponíveis as questões dos oito blocos de conhecimento.
Apelidado de Enem dos Concursos devido à sua dimensão, com 2,1 milhões de inscritos, a prova para quem concorreu às vagas de ensino médio, no bloco 8, trouxe como tema da redação como a educação e o progresso científico e tecnológico podem ajudar a reduzir as desigualdades.
Já nos sete blocos de nível superior, as provas dissertativas tiveram questões específicas para cada área, com temas que variavam desde censo escolar a mudanças climáticas e direitos humanos no contexto indígena e situação do sistema prisional, entre outros.
Mais cedo, o MGI reforçou que quem saiu da sala de aplicação das provas com o caderno de questões, o que era proibido, será identificado e eliminado do CNU, conforme previsto em edital. Segundo a ministra da pasta, Esther Dweck, há poucas pessoas nessa situação.
Datas
O CNU terá o gabarito preliminar oficial da prova objetiva divulgado na terça-feira (20). Os participantes poderão conferir as respostas corretas na página oficial do certame.
Depois da divulgação, os candidatos terão os dias 20 e 21 de agosto para recorrer, caso não concorde com a resolução de alguma questão. Pelo cronograma oficial, a imagem do cartão-resposta estará disponível em 10 de setembro, e as notas finais das provas objetivas, após avaliados todos os recursos, serão divulgadas em 8 de outubro.
No próprio 8 de outubro deve ser divulgada também a nota preliminar da prova discursiva. Eventuais pedidos de revisão das questões abertas poderão ser solicitados em 8 e 9 de outubro, com a divulgação da nota final das discursivas previstas para 17 de outubro. As notas finais devem sair em 21 de novembro.
Corpo de Silvio Santos é sepultado em SP
O corpo do apresentador Silvio Santos foi sepultado na manhã deste domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. A cerimônia foi restrita a amigos e familiares.
Em razão das tradições judaicas, não houve velório público. O pedido de privacidade também foi reforçado em vida pelo apresentador, que é filho de imigrantes judeus.
Segundo a família de Silvio, ainda em vida, o apresentador afirmou que não queria ter sua imagem explorada após a morte.
“Ele pediu para que, assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer”, disseram familiares, em nota.
O apresentador e empresário morreu às 4h50 deste sábado (17) em decorrência de uma broncopneumonia após uma infecção por Influenza (H1N1). Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Silvio Santos deixa a esposa Íris, duas filhas do primeiro casamento e quatro filhas do segundo casamento, além de netos e bisnetos.
Ataque a tiros deixa quatro mortos em praça no Rio de Janeiro
Um ataque a tiros deixou quatro mortos e três feridos na noite desse domingo (18) em Vila Isabel, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, criminosos fizeram disparos de arma de fogo contra várias pessoas que estavam na praça Barão de Drumond.
A praça estava cheia no momento do ataque. Dois jovens morreram ainda no local e mais dois morreram ao dar entrada em hospitais, uma no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e outra no Hospital Federal do Andaraí.
Segundo a Polícia Civil, os mortos são Gabriel Pereira Candido, de 24 anos; Pedro Henrique Pereira dos Santos, de 18 anos; Pedro Henrique Barbosa da Conceição, também de 18 anos; e Thailon Martins Lucas, de 17 anos.
As três pessoas feridas estão no Hospital do Andaraí. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos responsáveis pelo ataque fugiram do local e o policiamento foi reforçado na praça, depois da ocorrência.
A Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios da Capital investiga o caso, uma perícia já foi feita no local e diligências estão em andamento para apurar a autoria e motivação do crime.
Netanyahu é acusado pelo Hamas de obstruir as tréguas em Gaza
O movimento palestino Hamas acusou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de obstruir um acordo de tréguas em Gaza, após a mais recente rodada de negociações em Doha. Netanyahu pediu uma “pressão direta sobre o Hamas”, denunciando o que classificou como “recusa obstinada” para uma trégua na Faixa de Gaza, enquanto o secretário de Estado norte-americano visita a região.
Negociadores israelenses estiveram em Doha em conversações com mediadores do Qatar, do Egito e dos Estados Unidos, com vista a um cessar-fogo em Gaza, combinado com a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinianos. O gabinete de Netanyahu manifestou “otimismo moderado” após o regresso dos representantes do Governo.
Na sexta-feira, o Hamas já havia rejeitado as “novas condições” desta proposta, criticando as imposições norte-americanas. Netanyahu reafirmou que Israel estava conduzindo “negociações, e não uma troca de dar e receber”. O gabinete do chefe do executivo informou que receberá o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, na segunda-feira (19) em Jerusalém.
Em 7 de outubro, Israel declarou guerra na Faixa de Gaza para “erradicar” o Hamas, após um ataque deste grupo em território israelense. Desde 2007 no poder em Gaza, o Hamas é classificado como organização terrorista. A guerra já causou pelo menos 40 mil mortos (quase 2% da população) e 92.401 feridos na Faixa de Gaza, além de mais de 10 mil desaparecidos. Após a visita a Israel, Blinken se encontrará com os responsáveis do Egito, país que recebe esta semana a continuação das negociações suspensas na sexta-feira à noite em Doha.
O ator francês Alain Delon falece aos 88 anos
O ator francês Alain Delon, ícone do cinema, morreu aos 88 anos. Seus três filhos, Alain Fabien, Anouchka e Anthony, anunciaram seu falecimento em declaração conjunta. Delon faleceu pacificamente em sua casa em Douchy, rodeado pelos filhos e parentes. Ele deixa um legado de 122 filmes, sendo 88 como ator, dois como realizador e 32 como produtor.
Ao longo de sua carreira, trabalhou com renomados diretores como Jean-Pierre Melville, Luchino Visconti, René Clément e Louis Malle. Delon recebeu diversos prêmios, incluindo um César de Melhor Ator, o Urso de Honra no Festival de Berlim e a Palma de Ouro honorária em Cannes. Sua última aparição no cinema foi no final dos anos 90, após o fracasso de seu último filme com Jean-Paul Belmondo, que marcou sua retirada progressiva dos holofotes.
Palmeiras vence o São Paulo com gol nos acréscimos em clássico
O Palmeiras venceu nos acréscimos o São Paulo por 2 a 1 na tarde deste domingo, no Allianz Parque, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terminou em grande confusão no Allianz Parque, com uma discussão entre jogadores do Palmeiras e do São Paulo que se iniciou no campo e se estendeu até o túnel de acesso aos vestiários. O árbitro Raphael Claus foi chamado pelo árbitro de vídeo para analisar as imagens, mas não anunciou nenhuma decisão.
Atlético-GO vence o Inter no Antônio Accioly
O Atlético-GO conseguiu acabar com o jejum de 15 partidas sem vencer, com direito a três derrotas consecutivas, ao ganhar do Inter por 1 a 0 na tarde deste domingo no Antônio Accioly. Na próxima rodada, o Dragão enfrenta o Juventude. A partida será disputada no sábado, às 16h, no Antônio Accioly. O Colorado entra em campo no dia seguinte, quando recebe o Cruzeiro, às 19h, no Beira-Rio.
Criciúma e Vasco ficam no empate pelo Brasileirão
Criciúma e Vasco ficaram no empate por 2 a 2, neste domingo. O Criciúma volta a campo no próximo domingo, em casa, para encarar o Grêmio pela 24ª rodada do Brasileirão. O Vasco, por sua vez, recebe o Athletico-PR em São Januário no dia 26.
Botafogo goleia o Flamengo e volta à liderança
O Botafogo está de volta à liderança do Campeonato Brasileiro. E em grande estilo. o Botafogo entrou com força máxima, sobrou fisicamente, engoliu o time misto do Flamengo no segundo tempo e goleou por 4 a 1. Com a vitória, o Botafogo vai a 46 pontos e tira a liderança do Fortaleza, que foi a 45 no último sábado. Já o Flamengo fica mais longe da ponta, é ultrapassado pelo Palmeiras e cai para o quarto lugar, com 41 pontos (o Rubro-Negro tem um jogo a menos).
Juventude vence o Athletico fora de casa
O Juventude venceu o Athletico, por 2 a 1, neste domingo, na Ligga Arena. Com o resultado o Juventude se recupera e fica mais longe do Z4. Já o Athletico chega a seis jogos sem vencer em casa no Brasileirão e se distancia do G6.
O Athletico volta agora o foco para a Sul-Americana. O Furacão pega o Belgrano, na quinta-feira, às 19h, na Argentina, pelo jogo de volta das oitavas de final – venceu na ida, por 2 a 1, na Ligga Arena e tem a vantagem.
Pelo Brasileirão, o Athletico entra em campo no dia 26, segunda-feira, contra o Vasco, às 21h, em São Januário. O Juventude pega o Atlético-GO no sábado, às 16h, no Antônio Accioly. Jogos válidos pela 24ª rodada.
Segunda-feira (19)
- 19/08 – segunda-feira – 20h – Vitória x Cruzeiro.
Fontes: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Governo do estado de Santa Catarina – Governo do estado do Paraná – Olímpiadas – Time Brasil – CBB Brasil – CBJ – The Olympic Games – Rede X – Divulgação * Notícia Gerada por I.A.*
Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada
Comercial da Rede Nova de Comunicação (47) 3642-7495