Líderes internacionais criticam o ataque e repudiam a violência política
Líderes mundiais rapidamente expressaram sua condenação ao ataque sofrido por Donald Trump no sábado (13), durante um comício na Pensilvânia, onde o ex-presidente foi baleado na orelha. Eles manifestaram espanto, denunciaram a violência política e desejaram uma rápida recuperação ao ex-presidente americano.
A equipe de campanha de Trump, que está concorrendo novamente à Casa Branca nas eleições de novembro, afirmou que ele estava “bem”. O FBI identificou Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, como o “indivíduo envolvido” naquilo que chamou de tentativa de assassinato.
O porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou o atentado, classificando-o como um “ato de violência política”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também condenou o ataque, classificando-o como inaceitável e incentivando outros a fazerem o mesmo. Ele afirmou: “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”.
“Devemos permanecer firmes contra qualquer forma de violência que desafie a democracia”, afirmou o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, expressou horror diante das cenas chocantes do comício, acrescentando que “a violência política, sob qualquer forma, não tem lugar em nossas sociedades, e meus pensamentos estão com todas as vítimas deste ataque”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou que “não há justificativa” para tal violência e expressou alívio pelo fato de Trump estar seguro, desejando-lhe “uma rápida recuperação”, apesar das críticas recentes do ex-presidente à ajuda militar dos Estados Unidos à Ucrânia em meio à invasão da Rússia.
Líderes mundiais reagiram ao ataque contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com expressões de preocupação e condenação. O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, classificou o ataque como “preocupante”, enquanto o premiê canadense, Justin Trudeau, afirmou que o ocorrido o deixou “enojado”, adicionando que “A violência política nunca é aceitável”.
Comentários semelhantes foram feitos por líderes da União Europeia, Egito, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Itália, Suécia, Países Baixos e Filipinas, todos expressando consternação diante do tiroteio.
O presidente francês, Emmanuel Macron, descreveu o incidente como uma “tragédia para as nossas democracias” e expressou solidariedade com o povo americano. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, manifestou choque com o ataque, enquanto o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, ofereceu suas orações ao ex-presidente durante este momento sombrio. Orbán encontrou-se com Trump na semana passada durante sua visita aos Estados Unidos para um evento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chamou Trump de amigo e desejou-lhe uma rápida recuperação, ao mesmo tempo que condenou veementemente o incidente, enfatizando que “A violência não tem lugar na política e nas democracias.”
Biden faz apelo por união e ordena revisão da segurança no evento de Trump
Neste domingo (14), o presidente Joe Biden condenou veementemente a tentativa de assassinato contra seu oponente republicano, Donald Trump. Ele instou os norte-americanos a se unirem e determinou uma revisão da segurança no comício onde Trump foi ferido.
Biden, que está em uma acirrada disputa eleitoral com o ex-presidente Trump, anunciou que fará um pronunciamento ao povo norte-americano na noite deste domingo, enfatizando a necessidade de união.
“Unir é o objetivo mais desafiador, mas nada é mais importante neste momento do que isso – a união. Podemos debater e discordar, mas não devemos perder de vista nossa identidade como americanos”, declarou ele.
Biden também relatou ter tido uma breve, porém positiva, conversa com Trump na noite de sábado e expressou sua gratidão sincera pelo fato de o ex-presidente estar se recuperando bem.
Diante das dúvidas sobre como o atirador conseguiu se posicionar para atacar Trump, Biden determinou uma revisão da segurança, enfatizando que “não há lugar na América para esse tipo de violência, muito menos para uma tentativa de assassinato. Isso vai contra tudo o que defendemos como nação – tudo”, afirmou o presidente.
Horas após o ataque na Pensilvânia, o Comitê de Supervisão da Câmara dos Deputados dos EUA, liderado pelos republicanos, convocou a diretora do Serviço Secreto, Kimberly Cheatle, para testemunhar em uma audiência marcada para 22 de julho.
No atentado contra Trump, duas pessoas ficaram gravemente feridas e uma morreu. Corey Comperatore, um bombeiro voluntário de 50 anos, foi baleado enquanto protegia sua família durante o ataque, de acordo com o governador do Estado, Josh Shapiro.
A irmã da vítima expressou sua tristeza em um post publicado neste domingo, dizendo: “O comício de Trump na Pensilvânia acabou com a vida do meu irmão, Corey Comperatore. O ódio por um homem tirou a vida do homem que amávamos tanto”. Comperatore deixou esposa e duas filhas. Ele havia sido chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários de Buffalo Township, conforme reportagem do Pittsburgh Post-Gazette.
Josh Shapiro esteve com a família de Comperatore e compartilhou partes da conversa com os repórteres. “Corey morreu como um herói. Ele abraçou sua família para protegê-la ontem neste comício”, disse o governador. “Corey representava o melhor de nós.”
Atraso em sistema informático paralisa saques do Fundo PIS/Pasep
A alegria da corretora de seguros aposentada Maria Aparecida Leandro Ferreira, 62 anos, durou pouco. Ao receber a primeira aposentadoria, ela descobriu que tinha direito a cerca de R$ 3,4 mil dos antigos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Ao ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, em janeiro deste ano, ela descobriu que o dinheiro está preso na conta única do Tesouro Nacional e, pelo menos até outubro, não pode ser sacado por causa de um atraso na elaboração de um sistema informático pelo Ministério da Fazenda.
“Não fui avisada em nenhum momento de que tinha um saldo a receber [as cotas antigas do PIS/Pasep]. Só soube quando recebi aquele documento do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], ao me aposentar, que dizia que eu poderia ir a uma agência da Caixa e efetuar o saque do PIS/Pasep”, recorda. O Fundo PIS/Pasep beneficiou quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988, data de promulgação da Constituição brasileira.
Por alguns instantes, Aparecida achou ter sido vítima de fraude, quando o sistema da agência da Caixa no Guará 2, cidade a 10 quilômetros de Brasília, informou que o dinheiro não estava mais no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Depois, a gerente da agência desceu com a informação de que o dinheiro estava no Tesouro Nacional e que era passível de resgate, mas ela não sabia como, onde, nem quando fazer a retirada”, relembra a aposentada.
Em nota à Agência Brasil, o Ministério da Fazenda informou que uma portaria editada pela pasta no fim de junho adiou, para 28 de outubro, o prazo para a conclusão do sistema de tecnologia da informação que vai operacionalizar os pagamentos das cotas em poder do Tesouro ao trabalhador. O prazo anterior estava fixado em 30 de junho deste ano. A pasta também informou que a Caixa Econômica fará os pagamentos após a conclusão do sistema.
Em junho do ano passado, um chamamento público do Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu que os pedidos de saque após a transferência dos recursos para o Tesouro podem ser feitos nas agências da Caixa. As requisições, no entanto, estão paradas no banco até a conclusão do sistema informático.
Diretores de escolas estaduais: cai número de contratado por indicação
Mais diretores da rede estadual de educação estão chegando ao cargo por meio de processo seletivo e eleição da comunidade escolar. O percentual, que já foi 12,7% em 2019, chegou a 26,1% em 2023. O resultado é parte de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15) com informações de todas as regiões do Brasil. Por outro lado, houve queda no número daqueles contratados exclusivamente por indicação da gestão. Eram 24% em 2019, caíram para 20% em 2023.
O levantamento Perfil dos(as) diretores(as) e desafios da gestão escolar nas redes estaduais de educação no Brasil, elaborado a pedido do Instituto Unibanco, combina dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A forma de acesso ao cargo de direção e a origem dos profissionais, segundo especialistas, têm impactos importantes na rotina escolar.
“É uma bandeira histórica do sindicato. A gente sempre reivindicou que tivessem eleições diretas em todas as redes. É a possibilidade de escutar a comunidade escolar. E isso é um processo de exercício de democracia. Dessa forma, é possível pensar em um projeto político-pedagógico a partir de cada realidade, com quem já tem um compromisso histórico com a rede. Tem toda uma relação de enraizamento”, diz Duda Quiroga, diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). “Quem vem de fora, contratado, pode olhar aquilo ali como passageiro. E se está vindo por indicação, a gente costuma dizer que está vindo como interventor também”.
Perfil
A pesquisa fornece outros detalhes sobre o perfil desses profissionais. Os números de 2023 indicam que 50,6% dos diretores de escolas estaduais eram brancos, 24,8% pardos, 4,5% pretos e 17,6% não quiseram declarar cor/raça. Em 2011, esses percentuais estavam em 55,7% de brancos, 33% pardos, 6,2% pretos, e menos de 2% não quiseram declarar. Em relação ao sexo, o cargo era ocupado por 76,4% mulheres e 23,6% homens em 2011. Em 2023, o número de homens subiu para 33,5%, enquanto o de mulheres caiu para 66,5%. Quando se considera a faixa etária, só há dados a partir de 2013.
Nesse ano, a maioria (45%) era entre 40 e 49 anos, seguida por 35% que tinham 50 anos ou mais. Em 2023, 50% estavam com 50 anos ou mais, enquanto 35% entre 40 e 49 anos. Quanto à formação, em 2011, 33,6% dos diretores tinham graduação em pedagogia, enquanto 48% eram profissionais de outras áreas da educação (licenciaturas diversas, como história, matemática, letras, química, etc.). Em 2023, 38% eram formados em pedagogia, 55,2% em outras áreas da educação.
O percentual de diretores com curso de formação em gestão escolar concluído teve variação grande entre as unidades federativas do país. Em 2020, apenas Rondônia e Acre tinham 30 a 40% dos diretores com esse tipo de formação. Acre, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará e Sergipe eram entre 20 e 30%. Todos os outros, apareciam com menos de 10%. Em 2023, o Piauí tinha entre 90 e 100%, seguido de Brasília (entre 40 e 50%), Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo, Maranhão, Ceará, Sergipe e Pernambuco (entre 30 e 40%).
“Essa heterogeneidade tão grande entre os estados faz a gente pensar que é muito importante as redes estaduais conhecerem melhor os seus diretores. E elas não necessariamente conhecem, não sabem qual o perfil dos profissionais que estão atuando. Importante saber qual é a formação, se existe algum tipo de lacuna que é interessante cobrir, e qual é o objetivo que se quer alcançar com isso”, diz Breno Salomon Reis, pesquisador responsável pelo estudo e consultor do Instituto Unibanco.
“O que esse estudo revela é que sequer uma capacitação inicial esses diretores possuem. Eles são professores que, em algum momento da carreira, viram gestores, sem receber formação adequada para isso. Se os nossos os professores são mal formados e os diretores sequer são formados para suas funções, é difícil gerar uma educação de qualidade. Acho que é conclusão que deve orientar o nosso trabalho adiante”, diz João Marcelo Borges, gerente de Pesquisa e Inovação do Instituto Unibanco.
Queda de meteoro ilumina céu do Nordeste
Um meteoro iluminou o céu do Piauí na madrugada deste sábado (13), pouco depois da meia-noite. Moradores de várias cidades do nordeste filmaram o fenômeno e publicaram na internet. O clarão foi tão forte que a noite pareceu dia por um instante.
O coordenador do Projeto Brasileiro de Pesquisa de Meteoros, Marcelo Antônio, explica que o caso pode ser super bólido (meteoro brilhante). Uma rocha que entra na atmosfera do nosso planeta a velocidades altíssimas, a milhares de quilômetros por hora.
“Como o nosso planeta – três quartos – é coberto de água, a maioria desse fenômeno ocorre em cima do mar. Então ele é pouco visto. E quando ele é avistado, ele causa essa impressão fantástica. É um momento realmente muito bonito. Não apresenta ameaça nenhuma, esse tipo de fenômeno. Em geral, esse corpo rochoso se desintegra no ar”. O fenômeno acontece quando a Terra, durante a órbita ao redor do Sol, cruza áreas com rochas e poeira cósmica deixadas por cometas.
Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta
As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às 18h, no horário oficial de Brasília. Ao todo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) oferecerão 412 vagas para 21 cargos das carreiras de analista e de técnico judiciário, ambos de nível superior de ensino, em diversas especialidades.
O concurso irá preencher vagas de cargos efetivos dos quadros de pessoal da Justiça Eleitoral, além da formação de cadastro reserva. O cargo com a maior oferta é o de técnico judiciário – área administrativa, com 208 vagas.
A remuneração mensal para analista judiciário é R$ 13.994,78 e para técnico judiciário, R$ 8.529,65, exceto para o cargo de técnico judiciário, na especialidade de agente da polícia judicial, de R$ 9.773,56. A jornada de trabalho será de 20 a 40 horas semanais, conforme o cargo de admissão. O certame prevê ainda reserva de 20% de vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para indígenas.
Inscrição
A inscrição deve ser feita pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a empresa que organizará o concurso. Para concorrer aos cargos, é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de superior na área de atuação pretendida, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe, quando requisitado.
A solicitação de inscrição com isenção de taxa também pode ser feita no mesmo endereço eletrônico. O edital prevê duas situações para o pedido de isenção. O candidato deve ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), e ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme a Lei nº 13.656/2018. A documentação referente à solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição deve ser enviada de forma eletrônica no site do Cebraspe.
Para concorrer a uma das vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD), o candidato deverá enviar, via upload, [ https://security.cebraspe.org.br/CPNUJE_24/UPLOAD/PCD/ ] a imagem legível do laudo assinado por médico da área da deficiência do candidato, com a data de emissão de, no máximo, 36 meses anteriores ao último dia de inscrição neste concurso público.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição é R$ 130, para quem quer concorrer aos cargos de analista judiciário, e R$ 85, para os de técnico judiciário.
O prazo para o pagamento da taxa é até 9 de agosto. O candidato deverá usar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), gerada na conclusão do preenchimento da ficha de inscrição online, no site do Cebraspe. O documento pode ser pago em qualquer banco, em casas lotéricas e agências bancárias. Se o candidato optar pelo pagamento via Pix, deve usar o QR code apresentado na GRU Cobrança.
Fases
A seleção ocorrerá por meio da aplicação de provas objetivas para todos os cargos; prova discursiva somente para os postos de analista judiciário; teste de aptidão física somente para agente da polícia Judicial; e avaliação de títulos somente para os cargos de analista judiciário.
Todas as fases do concurso serão realizadas nas capitais dos 26 estados da federação e no Distrito Federal. E as provas objetivas e discursiva serão aplicadas de forma simultânea em 22 de setembro de 2024.
Distribuição dos cargos
O edital do certame e as respectivas retificações do documento foram publicados no Diário Oficial da União e podem ser consultados na página eletrônica do Cebraspe. De acordo com o documento oficial, os cargos para várias especialidades serão distribuídos entre os tribunais regionais eleitorais participantes de 26 unidades da Federação. Apenas o TRE do Tocantins não participará do concurso unificado, porque ainda há concurso válido na unidade.
As vagas para o cargo de analista judiciário, são para diversas especialidades, como administrativa, contabilidade, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, enfermagem, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, estatística, medicina (clínica médica), medicina (psiquiatria), medicina do trabalho, odontologia, psicologia, serviço social, tecnologia da informação. Há ainda vagas para área judiciária.
Já para os cargos de técnico judiciário, são três especialidades: administrativa, agente da polícia judicial e programação de sistemas
Mais informações podem ser obtidas no Cebraspe, por e-mail: sac@cebraspe.org.br ; por telefone (61) 3448-0100; ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, no endereço da sede do Cebraspe: Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) Quadra 01, Lotes 1115 a 1145.
Pesquisadora alerta para “violência política” em PEC da Anistia
A aprovação, na última quinta-feira (11), da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 9/2023), que proíbe a aplicação de multas aos partidos que não tiveram o número mínimo de candidatas mulheres ou negros, representa um “ataque direto à democracia”. Essa é a avaliação da pesquisadora em sociologia Clara Wardi, assessora técnica do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea). Ela dedica-se à avaliação de políticas públicas, ao monitoramento legislativo e aos temas de gênero e raça.
Para Clara Wardi, o resultado é consequência de o Congresso ser majoritariamente conservador. Para ela, o resultado passa um “péssimo recado” para a sociedade em relação aos direitos das mulheres e “principalmente das mulheres negras”.
A assessora técnica da Cfemea entende que a PEC é um exemplo de “violência política institucional contra as mulheres e as pessoas negras”. “Expõe as limitações e dificuldades que os partidos têm em impulsionarem essas candidaturas”. Ela lamentou ainda que a PEC teve uma aprovação sem dificuldades. “Não é a primeira vez que uma anistia desse tipo é feita”.
Clara Wardi considera ainda que, nos últimos oito anos, as leis 13.165, de 2015, a 13.831, de 2019, e também a PEC-18 de 2021 acabaram eximindo partidos do compromisso com as candidaturas de mulheres, “como essa proposta que foi aprovada agora”.
“Misoginia e racismo”
A pesquisadora entende que o resultado demonstra que a “misoginia” e o “racismo” estão “entranhados” nos representantes da Câmara. Para a pesquisadora, a Câmara dos Deputados e o Senado deveriam ser casas legislativas que representassem a população. “Não à toa, a gente se depara com uma série de projetos que visam retroagir com os direitos das mulheres e da população negra já conquistados”.
Clara Wardi não acredita que o resultado poderá ser revertido no Senado porque há uma disposição majoritária dos partidos para que a PEC seja também aprovada na Casa. Na Câmara, a votação aprovou em dois turnos. No primeira, foram 344 votos favoráveis, 89 contrários e 4 abstenções. Na segunda votação, foram 338 votos favoráveis e 83 contrários, com 4 abstenções. No Senado, também são necessárias duas votações, com mínimo de 49 votos dos 81 senadores.
“Nada fácil”
A pesquisadora considera que, antes da votação no Senado, movimentos sociais farão manifestações de resistência contrárias à PEC, particularmente ligadas às mulheres feministas a aos movimentos da população negra. “As organizações da sociedade civil que defendem a democracia estão muito atentas à questão eleitoral”. Ela entende que existe um esforço coletivo para confrontar PEC.
“Por outro lado, há uma articulação partidária muito forte, inclusive de partidos considerados progressistas, para que essa PEC caminhe. As trincheiras nessa disputa em torno da PECnão estão nada fáceis para os movimentos sociais”. Ela avalia que essa decisão faz parte de um contexto de ofensivas contra os direitos das mulheres, como o que ocorreu em relação ao projeto de lei 1904, que previa a equiparação do aborto ao homicídio.
A Espanha vence a Inglaterra com um gol nos últimos minutos e se torna a campeã da Eurocopa
No Estádio Olímpico de Berlim, a Espanha garantiu a vitória sobre a Inglaterra por 2 a 1 neste domingo, conquistando assim o título da Eurocopa 2024! Nico Williams abriu o placar no início da segunda etapa, seguido por Cole Palmer que empatou o jogo. No entanto, foi Oyarzabal, que entrou como reserva, quem marcou o gol decisivo que garantiu o título para a equipe de Luis de la Fuente no torneio.
Com essa vitória, os espanhóis agora se tornam tetracampeões da Euro, estabelecendo-se como os maiores vencedores da competição, com um título a mais que a Alemanha. Com esse feito, os espanhóis se tornaram os recordistas de títulos na história do torneio. Ao lado da Alemanha, já estavam no topo dessa estatística e agora assumem a liderança de forma exclusiva.
Argentina vence a Colômbia e conquista a Copa América
Na madrugada desta segunda-feira, a Argentina conquistou o bicampeonato na Copa América ao vencer a Colômbia por 1 a 0 em Miami, nos Estados Unidos. O artilheiro da competição, Lautaro Martínez, marcou o gol do título ao substituir Julián Álvarez na prorrogação. Com esse 16º título, os argentinos se tornaram os maiores campeões do torneio.
A partida, que deveria ter início às 21h, acabou sofrendo um atraso de 1 hora e 22 minutos devido a tumultos nas imediações do estádio. Alguns torcedores tentaram invadir o local, causando diversos problemas e obrigando a Conmebol a adiar o início do jogo por três vezes.
Na cerimônia de premiação, James Rodríguez foi escolhido como o destaque da Copa América 2024. O goleiro Emiliano Martínez, da seleção argentina, recebeu o prêmio de melhor goleiro. Lautaro Martínez se destacou como artilheiro, marcando cinco gols ao longo do torneio.
Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Governo do estado de Santa Catarina – Governo do estado do Paraná – * Notícia Gerada por I.A.*
Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada
Comercial da Rede Nova de Comunicação (47) 3642-7495