Presidente e vice eleitos serão diplomado nesta segunda pelo TSE
O presidente e o vice-presidente eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados nesta segunda-feira (12) no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A diplomação oficializa o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral. Além disso, os diplomas habilitam o presidente e o vice eleitos a tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2023. O evento será realizado no plenário do TSE e a previsão é que comece às 14h. De acordo com o tribunal, aproximadamente mil pessoas foram convidadas para acompanhar a solenidade. Ainda, segundo a Corte, Lula e Alckmin serão conduzidos ao plenário por dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral, os quais serão escolhidos pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes. A mesa oficial da solenidade será composta por autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo.
Mineira assassinada há 40 anos é beatificada pela Igreja Católica
A brasileira Isabel Cristina, mineira de Barbacena (MG) e falecida em 1982, foi beatificada na manhã deste sábado (10) na cidade onde nasceu. A celebração contou com a presença de cerca de 10 mil pessoas, segundo a imprensa local. Para a tarde de hoje (11) está prevista uma missa em Ação de Graças pela beatificação no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena. Após a missa, haverá a transladação dos restos mortais da Beata Isabel Cristina para a Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, no centro da cidade. O processo levou oito anos para ser concluído. Ele consistiu em coleta de depoimentos, juntada de documentos e tradução desses para o italiano. O Papa Francisco fez o reconhecimento por meio de decreto em outubro de 2020. A pandemia, no entanto, atrasou a realização da celebração.
Canonização x beatificação: A canonização representa um reconhecimento da santidade por toda a igreja. Assim, a Igreja Católica como instituição, desde o Vaticano até as igrejas espalhadas em todo o mundo, reconhecem e cultuam aquela pessoa como uma santa. Por outro lado, quando uma pessoa é beatificada significa o reconhecimento, por demanda de uma diocese ou instituição eclesiástica específica, da santidade da vida daquela pessoa. E, assim, autoriza-se o culto público de sua honra nos limites daquela instituição e sua comunidade. Esse reconhecimento atesta que ela teve uma vida pautada nos ensinamentos cristãos em grau de excelência. Mas, além disso, a beata, ou beato, precisa ter operado um milagre, geralmente uma cura, algo comprovado pela igreja católica após uma série de investigações. No entanto, existe outra forma de chegar à beatificação sem comprovar um milagre. Essa forma é a declaração do martírio. E assim é permitido o culto público em honra dessa pessoa no âmbito dessa instituição.
O martírio é classificado pela fé católica como “a morte voluntariamente aceita por causa da fé cristã ou por causa do exercício de outra virtude relacionada com a fé”. Foi justamente o caso de Isabel Cristina. A moça, com 20 anos de idade na época, foi assassinada por um homem dentro de casa. O homem havia ido montar um guarda-roupa no apartamento de Isabel e tentou violentá-la. Ela resistiu e ele a golpeou na cabeça com uma cadeira. Em seguida, a amarrou e rasgou suas roupas. A moça continuou resistindo ao estupro e ele a matou com 15 facadas. Antes desse episódio, Isabel estudava, namorava e se divertia, mas tinha uma vida de oração, de fé e planejava ser médica pediatra para ajudar crianças carentes. Segundo testemunhos colhidos pela igreja, era uma moça sensível com os mais pobres, idosos e crianças. Na cerimônia realizada ontem, o bispo arquidiocesano de Mariana (MG), Dom Airton, fez a leitura da solicitação feita ao Papa Francisco para inscrição de Isabel Cristina como a mais nova beata da Igreja Católica. A proclamação da beatificação foi assinada pelo Papa.
Tempo: Ar abafado e temporais pelo país
Climatempo: Semana começando abafada sobre grande parte do país, com o retorno da chuva forte no RS. A combinação de diferentes instabilidades na atmosfera associadas ao ar quente e úmido, mais a circulação dos ventos provocam temporais em SP, MG e RJ, além de chuva forte em MS e GO. A passagem de uma frente fria na costa da Região Sul, aumenta o risco de temporais no Paraná. Dia instável com muitas nuvens no céu e chuva forte a qualquer momento. Sol, tempo abafado e chuva forte em Santa Catarina e no centro-norte gaúcho, inclusive em Florianópolis e Porto Alegre.
Já em São Paulo, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Minas e no Rio De Janeiro, a combinação de circulação dos ventos com o ar quente e úmido do interior, provoca o aumento da chuva forte e dos temporais. Pela manhã, sol e temperaturas subindo, bastante calor à tarde e chuva forte. Durante os temporais, as rajadas de vento em todo o centro-sul do país, podem variar de 50 a 70 km/h. Sol e bastante calor nas demais áreas da região central e norte do país, mas ainda com chuva forte à tarde em Mato Grosso, Goiás, interior da Bahia, estados do Maranhão, Piauí, Amazonas e Pará.
O risco de temporais aumenta no interior e sul de Roraima, em Manaus, norte do Tocantins, no Triângulo Mineiro e extremo sul de Mato Grosso do Sul. Em Vitória e no sul da Bahia, dia de mais sol, mas ainda com chuva entre tarde e noite. Pelo sertão e interior do nordeste, tempo firme e baixa umidade do ar. Chove fraco durante o dia no extremo sul do Rio Grande do Sul, em Natal, Fortaleza, João Pessoa e Recife. Sem chuva em Salvador e Aracaju. Atenção para as rajadas de vento em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, variando de 40 a 60 km/h durante todo o dia.
Alertas meteorológicos para 12/12/2022 – segunda-feira
Alerta de temporais no centro-norte do Paraná e na região de Curitiba. Rajadas de vento de 40 a 60 km/h no interior e sul de SC, estado do RS e interior e sul do PR. Alerta de temporais em SP, centro-sul de MG, interior e norte do RJ, inclusive nas capitais, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Rajadas de vento na maior parte do centro-sul do BR, variando de 40 a 60 km/h e chegando aos 70 km/h durante os temporais. Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento em Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília. Alerta de temporais no norte do TO, sul e interior do MA e sudeste do PA. Atenção para chuva moderada a forte em Palmas, Rio Branco, Belém, Macapá, Porto Velho e em Teresina. Alerta de temporais em Manaus, norte do AM, oeste e sudoeste de RR. Rajadas de vento de 40 a 50 km/h na costa norte do Nordeste e no litoral e sul da Bahia. Atenção para chuva moderada a forte mo leste e litoral do ES, RJ, interior e oeste da BA. Umidade relativa do ar em atenção, com índices inferiores a 30% no sertão e interior do Nordeste
Temperaturas máximas para 12/12/2022 – segunda-feira
A chuva pode começar já no fim da manhã, mas o ar fica abafado na região de Manaus, no Amazonas e em Rio Branco, no Acre. Risco de chuva forte entre tarde e noite. A máxima prevista é de 32°C.. Tempo abafado em SP, com alerta para temporais. Na capital paulista, máxima de 31°C. Muito calor no Rio de Janeiro. A temperatura dispara, chega aos 36°C e o risco para temporais aumenta. Mesmo com a chuva, capital gaúcha com tempo abafado e máxima de 35°C. Brasília e Curitiba continuam com alerta para chuva forte, máxima prevista de 28°C em ambas as capitais. Não chove em Salvador, com o predomínio de sol, quase sem nuvens a temperatura sobe e a máxima chega aos 32°C. A temperatura segue alta nas capitais, João Pessoa, Natal e Recife. Previsão de chuva passageira e máxima de 31°C.
Covid-19: Brasil registra 7 mortes e 6.777 novos casos em 24h
O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 690.754 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (11) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 35.577.538. Em 24 horas, foram registrados 6.777 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 7 mortes de vítimas do vírus.
Ainda segundo o boletim, 34.384.846 pessoas se recuperaram da doença e 501.938 casos estão em acompanhamento. O boletim de hoje não traz os dados atualizados de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Maranhão, Goiás e Tocantins.
Estados
De acordo com os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos, com 6,22 milhões, seguido por Minas Gerais (3,95 milhões) e Paraná (2,80 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (155,8 mil). Em seguida, aparece Roraima (180 mil) e Amapá (182 mil). Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (176.563), seguido de Rio de Janeiro (76.206) e Minas Gerais (64.038). O menor número de mortes está no Acre (2.032), Amapá (2.165) e Roraima (2.177).