Eles tiveram seus projetos sobre segurança no trânsito selecionados, e por isso foram para Leme/SP com outros 73 alunos, de 38 cidades e 5 estados onde a Arteris atua.
O 3º Fórum da Juventude Arteris pela Segurança Viária realizado, em maio, na cidade de Leme/SP, contou com a participação de alunos de todo o país, incluindo jovens do Paraná e Santa Catarina. Dois destes alunos são de Rio Negro/PR, da Escola Municipal de Educação Especial, Tia Apolônia. Jessica Helen Rodrigues e Jonathan Dacoregio participaram do evento com destaque, não só pela dedicação nas atividades, mas principalmente pelo comprometimento com os projetos de segurança realizados. Os trabalhos foram colocados em prática na escola, o que garantiu a oportunidade de estar no Fórum.
Na última terça-feira, dia 26/06, o esforço dos alunos e da escola foi reconhecido pela Câmara de Vereadores de Rio Negro. Os parlamentares ofereceram uma Moção de Aplausos aos dois alunos e para a escola um Voto de Louvor e Congratulações.
Convidados para participar da sessão ordinária na Câmara, alunos e direção da escola foram homenageados pelos vereadores e o Vice-Prefeito do município, James Valério.
O Diretor Superintendente da Planalto Sul, Cesar Sass, participou da solenidade e parabenizou os dois jovens pela participação, “Nós é que aprendemos com vocês todos os dias, na singeleza das atitudes, no coração sincero e na dedicação em tudo que fazem”, destacou Cesar.
Sobre os projetos
Jessica fez seu projeto baseado na dificuldade de mobilidade, com objetivo de chamar a atenção dos órgãos públicos, para assegurar o direito de ir e vir com segurança e autonomia. Com muitos amigos cadeirantes ela notava a dificuldade de locomoção devido às calçadas estarem desniveladas e não possuírem rampas de acesso, bem como não possuir vagas preferenciais de estacionamento para deficientes e idosos nas imediações da escola.
Já o aluno Jonathan fez seu projeto sobre a melhoria da sinalização na área escolar, como faixas, lombadas e placas, itens primordiais para locomoção e segurança, principalmente de alunos com necessidades especiais. Jonathan já começou a colocar seu projeto em prática mesmo antes de ir para o Fórum. Procurou a Prefeitura Municipal e entregou ofício pleiteando as melhorias, e logo foi atendido. Com seus colegas pôde acompanhar a pintura das faixas de pedestre no entorno na escola.
Fonte / Fotos: Arteris