A Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado nesta terça-feira, de acordo com o Estado-Maior da Coreia do Sul.
O míssil foi disparado na direção leste da província de Pyongan do Sul, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, que indicou que os militares sul-coreanos e americanos estavam investigando o caso. O ministro sul-coreano da Unificação afirmou que na terça-feira (28/11) sinais de atividade incomum foram detectados na Coreia do Norte.
Em resposta, as forças armadas da Coreia do Sul conduziram um lançamento de míssil de “ataque de precisão”, segundo os militares citados pela Yonhap. A agência não deixa claro qual o alvo deste projétil. Uma fonte do governo norte-americano confirmou a informação à agência Reuters. O Pentágono informa que detectou o “provável lançamento” de míssil às 16h30 (horário de Brasília).
“Detectamos o provável lançamento de um míssil pela Coreia do Norte. Estamos no processo de avaliar a situação e vamos fornecer detalhes adicionais quando disponíveis”, disse o porta-voz do órgão militar americano, Robert Manning. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ordenou uma reunião de emergência com o gabinete de ministros.