De acordo com o levantamento pesquisado pelo Instituto Ipsos, 94% dos eleitores não se sentem representados pelos políticos que estão no poder. O levantamento foi divulgado pelo Estado de São Paulo neste domingo (13/8).
Desde novembro de 2016 houve queda de nove pontos porcentuais na taxa dos que se consideram representados.
Para 94% dos pesquisados, os políticos que estão no poder não representam a sociedade. Apenas 4% acham o contrário. Quem está na oposição também é alvo de desconfiança. Quando a pergunta é sobre os políticos em quem os entrevistados já votaram em algum momento, 86% dizem não se sentir representados.
Segundo a opinião pública, os eleitos não representam os eleitores – observa Rupak Patitunda, um dos responsáveis pela pesquisa Ipsos. – A democracia no Brasil, desta forma, não é representativa.
Questionados, sobre o modelo brasileiro de democracia, 38% consideram que é o melhor regime, e 47% discordam. A pesquisa também mostra que 74% são contra o voto obrigatório.
A Pesquisa do Instituto Ipsos faz parte de um levantamento chamado Pulso Brasil, feito mensalmente desde 2005 para monitorar a opinião pública sobre política, economia, consumo e questões sociais. Foram ouvidas 1,2 mil pessoas, em 72 municípios, entre 1.º e 14 de julho.