Mercedes revela novo sedã do Classe A no Salão de Xangai
O Salão de Xangai, que acontece na China, tem entre suas estrelas a estreia mundial do Mercedes-Benz Concept A Sedan, uma versão sedã do Classe A exibida ainda como protótipo. O modelo, diferente do CLA, conta com os três volumes bem definidos: capô, teto e porta-malas. No caso do CLA, as linhas traseiras de cupê dão um toque de esportividade, enquanto o A Sedan é mais sóbrio.
O conceito mede 4,57 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,42 m de altura. No visual, destaque ainda para as rodas de 20 polegadas, a ampla grade frontal com linhas verticais e os faróis afilados. Na traseira, as lanternas seguem esse mesmo desenho. A Mercedes ainda não revelou os próximos passos nem confirmou a produção do modelo, que ficaria abaixo do CLA, se tornando então o sedã de entrada para rivalizar com Audi A3 Sedan.
Estreia também do novo Classe S
Xangai marca ainda a estreia mundial da reestilização do sedã de luxo Classe S, modelo topo de linha no portfólio de sedãs da fabricante alemã. O modelo recebeu visual atualizado, com nova grade frontal, faróis, para-choques, lanternas traseiras e rodas resedenhadas.
O destaque, porém, são os novos sistemas de condução semi-autônoma, que auxiliam o motorista. O Classe S ganhou, por exemplo, um dispositivo que, ao acionar as setas, faz a mudança de faixa automaticamente dentro de 10 segundos, desde que não haja veículos ao lado e o caminho esteja livre. Ele também consegue reconhecer as placas de velocidade e traz um novo sistema – antes presente apenas no Classe S Coupe – que aumenta o conforto em curvas ao alterar a suspensão para inclinar levemente a carroceria, reduzindo a força sentida pelos ocupantes dentro da cabine nessa situação.
Quer mais? Ele traz como opcional um sistema de relaxamento com seis programas que alteram a climatização, as luzes internas, a música e os bancos (aquecimento, ventilação e massagem). Ao acionar um programa, ele funciona por 10 minutos.
O Classe S é oferecido nas versões S450 e S450 4MATIC equipadas com motor 3.0 V6 biturbo de 362 cv, além das opções S560 e Maybach S560 4MATIC com um 4.0 V8 biturbo de 463 cv. Segundo a Mercedes, o V8 está até 10% mais econômico que seu antecessor.
No S63 há um 4.0 V8 biturbo de 603 cv e no S65 um 6.0 V12 biturbo de 621 cv. O primeiro tem câmbio de dupla embreagem e nove marchas, fazendo o carro ir de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Já o S65 tem transmissão automática de sete marchas que leva o modelo da imobilidade aos 100 km/h em 4,2 segundos.
Fonte: iCarros