Nesta sexta-feira (19), uma falha tecnológica global impactou diversas operações em diferentes setores, com companhias aéreas cancelando voos, emissoras de televisão fora do ar e uma série de problemas afetando desde bancos até o setor de saúde, devido a falhas no sistema.
American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam seus voos devido a problemas de comunicação. A decisão veio logo após a Microsoft resolver uma interrupção em seus serviços em nuvem, que afetou diversas companhias aéreas de baixo custo, embora não tenha ficado claro se essas companhias estavam relacionadas.
“A falha de um software de terceiros está impactando os sistemas de computadores em todo o mundo, incluindo na United. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, estamos mantendo todas as aeronaves em seus aeroportos de partida”, afirmou a United em comunicado. “Os voos que já estão no ar continuam em seus destinos.”
O governo da Austrália afirmou que as falhas enfrentadas pela mídia, bancos e empresas de telecomunicações parecem estar ligadas a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike.
De acordo com um alerta enviado pela Crowdstrike a seus clientes e analisado pela Reuters, o software Falcon Sensor da empresa está causando travamentos no Microsoft Windows e exibindo uma tela azul, conhecida informalmente como Tela Azul da Morte.
O alerta, enviado às 2h30 (horário de Brasília) da sexta-feira, também compartilhou uma solução manual para corrigir o problema. Um porta-voz da Crowdstrike não respondeu a emails ou ligações solicitando comentários. O escritório da Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, afirmou que não havia informações sugerindo que a falha seja um incidente de segurança cibernética, em um post no X.
Impacto global
O setor de viagens foi fortemente impactado, com aeroportos em todo o mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e vários terminais espanhóis enfrentando problemas em seus sistemas e atrasos.
Companhias aéreas internacionais, como a Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, emitiram alertas sobre dificuldades em seus sistemas de reserva e outras falhas.
No Reino Unido, os sistemas de reservas utilizados por médicos enfrentaram interrupções, de acordo com relatos de autoridades médicas em X, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, pediu desculpas por não conseguir transmitir ao vivo devido a problemas técnicos.
Bancos e outras instituições financeiras da Austrália à Índia e à África do Sul informaram os clientes sobre falhas em seus serviços, enquanto o LSEG Group relatou uma interrupção em sua plataforma de dados e notícias Workspace.
No Brasil: Clientes reclamam nas redes após instabilidade nos bancos causada por apagão cibernético
Nesta sexta-feira (19), alguns bancos e fintechs brasileiros enfrentaram problemas em seus aplicativos devido a um apagão cibernético que afetou várias regiões ao redor do mundo. O site Downdetector, que monitora problemas em canais digitais, registrou reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.
Muitos clientes também recorreram às redes sociais para reclamar sobre a inoperância dos aplicativos e relatar dificuldades para fazer login e realizar pagamentos. Até o momento da última atualização desta reportagem, as instituições financeiras não haviam respondido aos questionamentos.
O Bradesco, por meio de seu perfil em uma rede social (X), orientou os clientes a tentarem acessar o aplicativo mais tarde. Este incidente ressalta a importância de medidas de segurança cibernética robustas para garantir a operação contínua e segura dos serviços financeiros online.
Fonte: Agência Nacional/EBC – * Notícia Gerada por I.A.*
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