A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra recebeu na tarde desta quinta-feira um importante veículo que será utilizado para facilitar o tratamento aos pacientes oncológicos para realizar suas radioterapias e quimioterapias, tendo um retorno de Curitiba mais rápido. A cerimônia de entrega ocorreu no Cine Teatro Antonio Cândido do Amaral, na Prefeitura.

Entre as autoridades presentes estava o deputado estadual Ney Leprevost, responsável pela destinação dos recursos para a compra da van, que foi adquirido pela Prefeitura de Rio Negro através de processo licitatório na modalidade Pregão. Também esteve presente a presidente da Rede Feminina, Katia Aparecida Borges Saliba, sua equipe de trabalho e pacientes, o prefeito de Rio Negro, James Karson Valério, vice-prefeito Alessandro von Linsingen, presidente da Câmara de Vereadores, Elcio Colaço, vereador João Pedro de Amorim, secretários municipais e convidados.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra é a unidade socioassistencial beneficiada pelo recurso recebido pela Secretaria Municipal de Assistência Social dentro do Programa “Estruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. A entidade presta diversos serviços assistenciais gratuitos a pessoas com diagnóstico de Câncer. A importante parceria com as secretarias municipais de assistência social e saúde promovem o aprimoramento da qualidade no atendimento.

AÇÕES DA REDE

Entre as ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra está o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos através do “Grupo de Apoio aos Casais”, que tem como objetivo acolher os pacientes e familiares de forma a realizar um trabalho de autoajuda, buscando melhorar a autoestima e a motivação para continuar o tratamento, encorajando e apoiando no enfrentamento da doença diante de suas fragilidades e insegurança, oferecendo apoio e promovendo momento de lazer e distração.

Outras ações sociais são desenvolvidas pela rede e visa o apoio às necessidades dos pacientes oncológicos, como a doação de cestas básicas para pacientes em maior vulnerabilidade social, fornecimento de peruca e lenços, além do fornecimento de verduras colhidas na própria horta da instituição através de um programa denominado “Mãos que Cultivam Esperança”, conduzido por voluntárias e pacientes.

A missão da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra é: “Atender com humanização o paciente oncológico, amenizando seu sofrimento, informando e orientando as questões relativas ao câncer”.

No início de suas atividades a rede realizava trabalhos manuais para ajudar a central em Curitiba, onde eram feitas as vendas dos produtos confeccionados em Rio Negro e Mafra. Com o passar do tempo passou a desenvolver o trabalho preventivo ampliando seus objetivos. Atualmente, com a sede própria em Rio Negro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra possui um espaço especial para atender seus pacientes com salas específicas: uma para assistência social, uma para psicóloga, uma para fisioterapia, uma para coleta de exames e um espaço amplo para o grupo de artesanato.

A sede fica localizada na Rua Oito de Dezembro, nº 545, no bairro Campo do Gado. A rede também possui um bazar fixo na Rua Moisés Lupion, nº 990, também no bairro Campo do Gado.

Fonte: Comunicação – Prefeitura Municipal de Rio Negro-PR