As eleitoras e os eleitores votarão, primeiro, para o cargo de governador de estado, com dois dígitos, e, depois, para o cargo de presidente da República, também com dois dígitos.
Se a eleitora ou o eleitor digitar os números que não sejam dos candidatos concorrentes ao segundo turno, o voto será computado nulo, caso acionada a tecla confirme.
Assim, é bom estar atento e acionar a tecla corrigir caso não apareça a foto do candidato e, em seguida, digitar o número correto e confirmar o voto. A votação só encerra depois que a eleitora ou o eleitor votar para os dois cargos.
O horário de votação permanece igual ao do primeiro turno, ou seja, das 8 horas da manhã até às 17 horas da tarde, e terá direito a votar quem estiver na fila no horário de encerramento (17h).
As orientações também permanecem as mesmas, quais sejam, levar documento oficial com foto e não entrar na cabine de votação com o celular.
Conforme notícia publicada na página do TRE-SC, no município de Canoinhas, em Santa Catarina, ocorrerão duas eleições. Além da escolha de governador e presidente da República, as eleitoras e os eleitores farão a escolha da nova prefeita ou novo prefeito municipal.
Para dirimir quaisquer dúvidas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um assistente virtual – Chat Bot, criado em parceria com o WhatsApp, visando promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral. O número do Chat Bot é (61) 9637-1078.
Para evitar erros no dia 30 de outubro, acesse o simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições 2022.
Fonte: Patrícia Brasil – Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC