Cresceu o alcance do rádio entre a população brasileira. A afirmação é baseada no dado apresentado pela Kantar IBOPE Media, durante um dos painéis do Dia do Rádio no SET Expo 2022, realizado na semana passada, em São Paulo. Segundo a empresa, o rádio é ouvido por 83% da população brasileira, considerando as 13 regiões pesquisadas regularmente pela Kantar. E três a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias. O número é uma prévia do estudo Inside Radio 2022 e é superior ao valor visto na edição de 2021.

O dado positivo de alcance foi apresentado durante a participação de Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, em painel no SET Expo 2022. Segundo a executiva, o dado é uma prévia do estudo Inside Radio 2022, que será lançado pela empresa no próximo dia 25, quando se comemora o Dia Nacional do Rádio. Giovana também destacou que o tempo médio de consumo do rádio é de 3h58 por dia.

Para efeitos comparativos, o alcance do rádio nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela Kantar IBOPE Media ficou em 80% no Inside Radio 2021 e 78% no Inside Radio 2020. “O rádio está unindo o melhor do dial com o melhor do online, se mantendo relevante para sua audiência”, afirmou Giovana Alcantara, conforme destacado pelo tudoradio.com, sobre o painel “Rádio 100+ A Mídia, o Ouvinte e o Negócio”, que teve a participação da executiva.

Outro detalhe importante: o mercado de rádio de São Paulo foi um dos impulsionadores dessa alta no alcance do rádio. Desde 2019 o mercado paulistano não estava registrando valores superiores a marca de 80%, ficando abaixo da média geral. Nessa prévia de 2022, o alcance do rádio paulistano foi de 81%, contra 76% em 2021. O tudoradio.com vem repercutindo mês a mês o crescimento do meio em São Paulo, que renova a sua melhor marca desde o primeiro semestre de 2018.

Em resumo, nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela Kantar IBOPE Media, os números do consumo do rádio foram os seguintes (alcance total e tempo médio de escuta em horas, minutos e segundos):

90% – Grande Belo Horizonte – 03:55:44

86% – Grande Porto Alegre – 04:05:07

85% – Grande Fortaleza – 03:55:20

85% – Grande Florianópolis – 03:29:20

84% – Grande Curitiba – 03:38:39

83% – Grande Rio de Janeiro – 04:32:47

82% – Grande Vitória – 03:49:00

81% – Grande São Paulo – 03:52:44

81% – Grande Goiânia – 03:13:51

79% – Grande Salvador – 03:54:42

78% – Grande Recife – 04:09:23

78% – Distrito Federal – 03:32:57

77% – Campinas – 03:18:22

Ou seja, Belo Horizonte é a praça com o maior alcance das 13 regiões pesquisadas, com 90% da população afirmando que é ouvinte de rádio. Já o maior valor da média de tempo de escuta por dia ficou com o Rio de Janeiro.

Repórter: Tudorádio.com

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495