Na última semana, aconteceu no Auditório do CCI, Centro de Convivência do Idoso, a entrega dos Planos de Melhorias para 19 participantes do projeto “Rotas e Roteiros Turísticos” – Caminhos Rurais, que faz parte do programa Cidade Empreendedora. Essa foi mais uma etapa do trabalho que visa planejar rotas de turismo no município, com o principal foco no turismo rural.
Para as rotas estão compreendidos 19 empreendimentos que englobam cachoeiras, sítios e fazendas, artesanatos, restaurantes e cervejaria, entre outros atrativos, distribuídos pelo interior e cidade de Mafra.
Ações prioritárias:
Nessa segunda etapa do projeto (a primeira aconteceu em fevereiro deste ano) teve por objetivo validar as ações prioritárias à serem desenvolvidas, além de definir as câmaras temáticas e atribuir responsabilidades a cada um dos membros.
A implantação das rotas de turismo vem sendo incentivada pelo Prefeito Emerson Maas, uma vez que elas promoverão a prevenção e conservação do meio ambiente, além da diversificação das atividades no campo, gerando trabalho e renda alternativa para as famílias. Maas destacou ainda “que as rotas incentivarão o associativismo entre os produtores de uma localidade, proporcionando benefícios econômicos, sociais e ambientais para a cidade”.
Atrativos do Projeto Caminhos Rurais:
- Recanto Machado, no Campo da Lança
- Residência de Érica Steidel, na Vila Ruthes
- Recanto Ruthes, na Vila Ruthes
- Sítio Schandoá, no Campo da Lança
- Creative Artesanato em Madeira, no Campo da Lança
- Parque Verde no km-09
- Pesque e Pague Paraíso, em Augusta Vitória
- Propriedade Skonieski, em Augusta Vitória
- Pesqueiro Hennig, em São Lourenço
- Recanto Pe. Francisco Hable, em São Lourenço
- Restaurante Fogão a Lenha, em Bela Vista do Sul
- Sítio Trigêmeos, no Butiá do Braz
- Museu Cenpáleo, na UnC
- Restaurante Caçarola, no Rio Branco II
- Estância Pôr do Sol, na Campina Konkel
- Portal das Águas, em São Lourenço
- Cervejaria Lothbrok, no Campo da Lança
- Artesanato em Palha, de Doralice Horn
- Estância Miratami, no Bituvinha
Fonte: Prefeitura de Mafra