A primeira corporação de bombeiros no Brasil foi criada por Dom Pedro II, no dia 02 de julho de 1856, por isso o Imperador foi consagrado patrono dos Corpos de Bombeiros Militares brasileiros e a data marcada como o Dia Nacional do Bombeiro. O Decreto Federal 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil.
Na mesma legislação foi instituído que durante a semana que compreende o dia 02, deve ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi criado pela Polícia Militar, por meio da Lei 1.288, de 16 de setembro de 1919. Mas foi no dia 26 de setembro de 1926 que efetivamente passaram a atuar sob o comando do coronel PM Pedro Lopes Vieira, comemorando, em 2019, 93 anos de existência.
O serviço de socorro pré-hospitalar, que até hoje é uma rotina importante dos bombeiros, foi implementado em 1983, em Blumenau, e realizado por bombeiros militares socorristas.
No dia 13 de junho de 2003, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina deixou de integrar a estrutura organizacional da Polícia Militar e adquiriu status de corporação autônoma.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina evoluiu ao longo destes anos e está presente em 135 municípios com efetivo de cerca de 2.596 militares, modernas viaturas e equipamentos destinados a transporte de pessoas ou nas operações de resgate, combate a incêndio ou salvamentos diversos, além das aeronaves.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – Capitão BM Motelievicz