O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quinta-feira (18) que deixará o cargo. A confirmação foi dada em um vídeo publicado nas redes sociais por Weintraub, em que aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro. O nome do substituto não foi informado.
Na quarta-feira (17), a jornalista Cristiana Lôbo informou que o governo pretende indicar Weintraub para o Banco Mundial, em Washington. Lá, o Brasil lidera um grupo de nove países e, sendo o maior acionista, tem a prerrogativa de indicar o diretor da área.
Weintraub assumiu o cargo em abril de 2019, após a saída de Ricardo Vélez Rodríguez, e permaneceu no posto por 14 meses. No período, acumulou desafetos e disputas públicas com diversos grupos sociais, com a comunidade judaica, a representação da China no Brasil. Ainda com o Congresso e o caso mais sério com o Supremo Tribunal Federal. Sempre envolvido em confusões, Weintraub estava desgastando ainda mais a imagem do governo com suas posições radicais e o fraco desempenho no Ministério da Educação.
Fonte: Agência do Rádio