O alerta para a formação de um ciclone no litoral catarinense divulgado pela Epagri/Ciram na última quarta-feira, 24, deixou muita gente preocupada. Nesta sexta-feira, 26, a previsão climática indica que o sistema meteorológico perdeu força, mas ainda demanda atenção da população.
Se antes a previsão era de que os ventos pudessem chegar a 100 km/h, agora, de acordo com o meteorologista da NSC Leandro Puchalski, a previsão é de que ocorram ventos de 50 a 80 km/h em áreas da região Sul, Litoral e Vale do Itajaí entre sábado e a madrugada de domingo. Pontualmente, em pouco locais, o vento pode passar dessa velocidade.
O mar vai ficar agitado, com ondas próximas dos 2 a 3 metros em praias de mar aberto. Por conta disso e dos ventos não se aconselha navegação durante todo o fim de semana. Há grandes possibilidades de ressaca no mar.
Ciclones extratropicais
Os ciclones extratropicais que atingem a região Sul do país levam esse nome porque estão abaixo do Trópico de Capricórnio, uma linha geográfica imaginária localizada ao sul da Linha do Equador, que passa pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Por conta das diferentes incidências de radiação solar em cada local, essa linha geográfica delimita a separação entre os climas tropicais e temperados.
Fonte: A Hora de SC